domingo, 24 de janeiro de 2021

A história da Babilônia - segundo a Bíblia.

 A Babilônia foi uma cidade muito importante em sua época, que ficava situada às margens do rio Eufrates.

 Atualmente, existem ruínas daquilo que um dia foi a Babilônia, na região norte de Al-Hillah, um local a 100 km ao sul de Bagdá, no Iraque.

 Entretanto, algumas delas foram restauradas, sendo que algumas estão abertas à visitação.

 
Créditos da imagem: Gianni Crestani - por Pixabay

 Mas qual é sua história, por que ela ficou tão conhecida e como ela terminou? Vejamos a seguir!

A HISTÓRIA:

 A cidade foi o centro da civilização babilônica, na Mesopotâmia, tendo sido muito próspera e poderosa.

 Surgiu por volta de 2.300 a.C., sendo a ascensão da civilização ocorreu a partir de uma dinastia de origem amorita, iniciada em 1894 a.C. com o rei Samuabum e este período ficou conhecido como "paleobabilônico".

 O reino aumentou com o passar do tempo e a Babilônia tornou-se capaz de fazer frente a outros reinos amoritas.

 E sob o comando do então rei Hamurabi, a Babilônia passou a ser a maior potência política da Mesopotâmia. Hamurabi foi quem fez leis que ficariam conhecidas como "Código de Hamurabi", do qual derivaria a famosa frase: olho por olho, dente por dente.

 Com o passar do tempo, Nabucodonosor II tornou-se rei da Babilônia e, em 598 a. C. invadiu e tomou Jerusalém, levando os judeus cativos para a Babilônia, sendo que o mais conhecido deles foi Daniel.

 A Babilônia sob o comando de Nabucodonosor chegou ao seu apogeu, mas ele começou a ter pesadelos e acabou chamando Daniel para interpretá-los, sendo que a Bíblia relata que ele revelou a Nabucodonosor que seu sonho continha profecias apocalípticas.

 Segundo a Bíblia, uma das revelações que Daniel teve, em seu capítulo 2, dos versos 31 até 42, foi através de um sonho que Nabucodonosor lhe relatou sobre uma estátua de cinco partes diferente, que o reino da Babilônia acabaria e nenhum outro seria igual a esse. Daniel recebeu honrarias e virou governador da Babilônia.

 
Fonte da imagem: Wikipédia.org

 Porém, mesmo recebendo esse aviso, Nabucodonosor mandou construir uma estátua de ouro de si mesmo e ordenou que as pessoas mais importantes da cidade a adorassem.

 Sendo que três homens, chamados Sadraque, Mesaque e Abednego, não teriam seguido a ordem dele e foram lançados em uma grande fornalha ardente, mas que não os queimou e, depois que eles saíram andando de lá e um anjo foi visto junto à eles, Nabucodonosor reconheceu o poder de Deus. A Bíblia não relata onde Daniel estava nessa ocasião.

 Ele continuou com seu reinado, através de heresias e idolatria, alternadas com momentos de adoração à Deus e momentos de loucura.

 Mais tarde, Babilônia estando sob o reinado de Nabonido, seu filho mais velho, Belsazar, frequentemente assumia o controle da cidade, pois Nabonido retirava-se em férias, para um Oásis no norte da Arábia. E nesse período, Belsazar realizou uma grande festa idólatra e profana, palavras de juízo contra a Babilônia, foram sobrenaturalmente escritas na parede do local.

 E naquela noite, Ciro II e Dario, o Medo, aproveitaram o momento para invadir a cidade e acabaram conquistando a Babilônia.

 Sob o governo do rei Dario, o Medo, Daniel foi jogado na cova dos leões, por ter desobedecido um decreto desse rei, que estipulava que somente o rei poderia ser adorado e mais nenhum Deus poderia ser. Daniel foi milagrosamente salvo dos leões, que não o fizeram mal algum enquanto esteve lá.

 Como Dario, não teria tido filhos homens, acabou passando seu governo para Ciro e este, de 538 até 537 a. C., findou definitivamente o cativeiro dos judeus na Babilônia, pois decretou que os judeus poderiam sair.

 Ele então, implementou na Babilônia, um novo sistema de governo, fazendo-a um estado multinacional persa.

CURIOSIDADES:

 
Fonte da imagem: Wikipédia.org

 A Babilônia teve um dos jardins mais espetaculares de todos os tempos, que ficaram conhecidos como: os jardins suspensos da Babilônia, sendo uma das sete maravilhas do mundo antigo.

 O sítio arqueológico da região da Babilônia foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 A palavra "Babilônia" em hebraico deriva de "Babel", que significaria: confusão. Já no grego, Babilônia significaria: porta dos deuses.

 Belsazar é retratado na Bíblia como "filho de Nabucodonosor", pois seria um descendente dele, assim como Jesus era descendente de Davi e era chamado de "filho de Davi".

 O profeta Isaías relata, no capítulo 13, versos 19 e 20, que a região da Babilônia nunca mais seria repovoada e nem habitada.

 A Babilônia é usada como uma referência futura de algo terrível, pois é citada também em Apocalipse 18:2.

CONCLUSÃO:


 A Babilônia foi, sem dúvidas, um local cheio de segredos, pecados, poder, prosperidade financeira, sofrimento e idolatrias.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O que é a Saudade e por que a sentimos?

 A saudade é um sentimento que nos faz pensar e refletir sobre a vida, mais especificamente com foco no passado.

 
Créditos da imagem: congerdesign - por Pixabay

 Como todo sentimento, a saudade traz sensações de épocas que já se foram, mas que deixaram boas lembranças em nossas vidas e memórias, sendo que, por isso temos a vontade de voltar para esses momentos e nisso se consiste a saudade.

 Um pensamento que mexe com nossas mentes, isso é um sentimento e, no caso da saudade, geralmente ela vem acompanhada de outros, como a sensação de perda, falta ou escassez, podendo trazer também a sensação de angústia.

 Entretanto, devemos lembrar que a vida é uma sucessão de experiências, sejam elas boas ou ruins, mas o que podemos aprender é que a cada momento teremos novas perspectivas e, ao vermos por esse prisma, devemos entender que o que passou ficará para sempre como parte de nossa história, que continuará a ser vivida com as situações futuras.

 Portanto, a saudade é benéfica, pois faz sabermos que o passado valeu a pena, mas ela não pode nortear nossa vida, nos incapacitando de viver o presente e de planejar o futuro. Devemos guardar o que foi bom em nosso passado e esquecer o resto, para tentar repetir as boas situações da vida em outros momentos, buscando cada vez mais, viver melhor.

 A palavra "saudade" é derivada do latim, mas no português ela tem o significado e originalidade própria que conhecemos e que define o fato de sentir a falta de outrem.

 Obviamente a expressão que demonstra saudade, como "sinto sua falta" também existe em outras línguas, como o "i miss you" no inglês. Já no espanhol, a palavra "soledad" não é equivalente a "saudade" em português, pois "soledad" significa, na realidade, solidão.


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Quem foi Lúcifer? Segundo o Cristianismo e o Judaísmo!

  Figura presente no Antigo Testamento e na Torá, Lúcifer é um personagem existente tanto no Judaísmo quanto no Cristianismo, mas nessas crenças religiosas, ele possui uma interpretação diferente em cada uma.

 Será que você sabe quais seriam elas e por que existem diferenças entre as interpretações? É o que vamos ver a seguir!

AS INTERPRETAÇÕES:

 Lúcifer é citado em Isaías 14:12-14, onde é descrito como alguém notável, sendo chamado de "filho da alva", mas que prejudicava, por inveja que tinha de Deus.

 Ele tinha como objetivo receber adoração, semelhante a que o próprio Deus recebia. E segundo a fé cristã, criou uma rebelião, onde conseguiu influenciar um terço dos anjos do céu a ficarem do lado dele e desejava tomar o lugar de Deus. Uma batalha ocorreu, mas ele e seus aliados rebeldes perderam ( Ap 12:7-9 e Ezequiel 28:14-18 ). Era portanto, o diabo, antes de sua queda do céu celestial.

 
Créditos da imagem: GeorgeB2 - por Pixabay

 Já na crença judaica, Lúcifer é a figura de um rei da antiga Babilônia, que se embasa em raiz interpretativa, para compreender Isaías 14:12, o onde eram utilizadas metáforas na época em que o texto foi escrito e que, por isso, foi usada metáfora para demonstrar os excessos desse rei da Babilônia e não uma entidade sobrenatural.

 Com relação ao texto de Ezequiel 28:14, a mesma lógica continua sendo utilizada, tanto por cristãos quanto pela religião judaica. Para cristãos, a passagem refere-se ao Lúcifer e só corrobora o sentido dos textos de Isaías 14, no qual mostra Lúcifer como a entidade precursora de todo o mal.

 Porém, a crença judaica, a visão continua sendo diferente, pois no texto de Ezequiel 28 não é citado o nome 'Lúcifer' e, segundo a interpretação baseada em utilização de metáforas, eles vêm essa passagem como um simbolismo e não como a descrição de um ser celestial.

 E para os cristãos, existem outras passagens que afirmam que Lúcifer era Satanás, como a de Lucas 10:18, onde ele descreve que viu Satanás, caindo do céu como um raio. O único personagem da Bíblia que tinha caído do céu como um raio era

Lúcifer, sendo portanto, uma prova dos textos bíblicos de que Lúcifer era sim, Satanás, antes da rebelião e queda.

 
Créditos da imagem: Jeroným Pelikovský - por Pixabay

 Entretanto, o judaísmo não valida o Novo Testamento, pois não acredita no Ministério de Jesus e nem nas mensagem de seus apóstolos. Logo, aquilo que é prova na visão cristã da existência de Satanás ( que antes era Lúcifer ), não constitui prova válida na visão da religião judaica sobre a questão.

CURIOSIDADES:


 A palavra "Lúcifer" é proveniente do latim "Lux fero" e significa: portador da luz.

 A religião judaica não acredita na existência de seres sobrenaturais malignos, como o diabo e seus demônios. Alguns na religião acreditam que Satanás seria toda pessoa que acusa alguém levianamente, pois o significado da palavra é exatamente este: o acusador.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Por que a Calvície ocorre?

  A calvície ( cientificamente chamada de alopécia androgenética ), é um distúrbio no qual uma pessoa acaba deixando de ter cabelo crescendo em boa parte de seu couro cabeludo. Em geral, manifesta-se inicialmente através de uma ausência de cabelo em áreas específicas, como a parte de cima da cabeça ou na parte da frente do couro cabeludo, formando as famosas 'entradas'.

 Gostaria de saber por que a calvície ocorre, se ela pode ser evitada e quais seriam os tratamentos disponíveis para ela atualmente? Então leia este artigo até o final.

 OS MOTIVOS:

 Primeiramente, devemos saber que existe mais de um motivo para que calvície venha a acometer uma pessoa. Em segundo lugar, também devemos ter em mente que dificilmente esse processo é reversível naturalmente, o que poderá ser feito, em alguns casos, é atrasar o progresso da calvície.

 
Créditos da imagem: Markus Spiske - por Pixabay

1º - GENÉTICA: Como muitos já devem ter ouvido falar, a genética pode sim ser uma das responsáveis pela queda de cabelo de uma pessoa. Se em uma família muitas pessoas são calvas ou carecas por constituição, dificilmente os descendentes das pessoas dessa família não serão calvos ou carecas quando atingirem idades mais adultas.

2º - CALOR: Sim, a temperatura muito elevada pode ajudar uma pessoa a desenvolver a calvície. Isso ocorre porque os fios vão ficando secos, desidratados e, em casos de alguém que usa bonés ou chapéus, os fios também vão ficando sem oxigenação / ventilação, o que ajuda ainda mais na queda de cabelo.

3º - CABELOS MUITO PUXADOS OU PENTEADOS PARA DIREÇÃO OPOSTA DA QUE NASCEM:
Geralmente as mulheres acabam prendendo o cabelo e, se isso for feito com o fio muito puxado, com o tempo a calvície pode surgir. Outro motivo pode ser também a prática de se pentear, regularmente, o cabelo para o lado oposto ao que seria o natural dele. Isso faz com que a raiz comece a ficar enfraquecida e com o tempo os fios podem deixar de surgir nas regiões da cabeça onde isso ocorre.

4º - CABELOS OLEOSOS E/OU COM HIGIENE PRECÁRIA: A hidratação e limpeza dos fios pode ajudar a evitar quedas regulares e, em casos menos acentuados, no progresso da calvície.

5º - DOENÇAS, COMO SEBORREIA OU EM ALGUNS CASOS ESPECÍFICOS DE DEPRESSÃO, SÍNDROME DO PÂNICO, ENTRE OUTRAS: Seborreia, quando não tratada corretamente, pode levar a uma situação de calvície, mas ela é uma doença própria do couro cabeludo. Porém, doenças psicossomáticas, em alguns casos, também podem deixar a pessoa calva. Portanto, ao suspeitar do surgimento de qualquer doença ou em casos de dúvidas, sempre procure um médico especialista.

6º - EFEITO ADVERSO DE MEDICAMENTOS OU PRODUTOS QUÍMICOS: Não somente as doenças, mas também alguns medicamentos também podem ocasionar o surgimento da calvície, como efeito adverso. Portanto, nunca se automedique.

7º - QUEIMADURAS: Existem situações em que uma pessoa acabou queimando o couro cabeludo e, se a intensidade da queimadura for muito elevada, ela fará com que a área afetada não produza mais fios.


 TRATAMENTOS:

 Muito se fala sobre tratamentos via medicação ou compostos naturais e, de fato, existem inúmeras maneiras de tratamentos, sendo que alguns fornecem resultados em algumas pessoas, mas em outras os resultados não chegam a ser os mesmos. Existem também os cirúrgicos, o de implante capilar.

 O que devemos frisar é que ainda não existe uma cura definitiva para a calvície, mas existem tratamentos que podem ser eficazes, mas cada eficácia varia de pessoa para pessoa e, portanto, todo e qualquer tratamento deve ser iniciado e acompanhado por um médico especializado!

 Lembrando que o próprio implante capilar é uma solução temporária, pois ainda que a cirurgia seja bem sucedida, os fios acabarão caindo com o tempo e um outro implante acabará tendo que ser feito novamente no futuro.

 DADOS SOBRE A CALVÍCIE:

 A calvície atinge mais pessoas do sexo masculino, mas também atinge mulheres. Nos homens, a calvície mais comum é a que surge na frente, com as conhecidas 'entradas', já nas mulheres o tipo mais comum é a que surge bem na parte de cima da cabeça.

 Cerca de 50% da população masculina entre 18 e 35 anos têm ou terá calvície. Já nas mulheres, a calvície se manifesta mais tardiamente, por volta dos 30 ~ 40 anos de idade.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Confira alguns Benefícios que o Chocolate Amargo pode nos trazer!

  Sabia que o consumo de chocolate amargo, de maneira moderada, mas rotineira, pode ajudar a manter boa saúde e até a prevenir doenças? Se quiser saber, confira o artigo até o final.

 Lembrando sempre que o conteúdo dessa publicação é meramente informativo e NÃO substitui uma consulta com um profissional de saúde especializado.

O CHOCOLATE AMARGO:

 
Créditos da imagem: Alexander Stein - por Pixabay


 Contendo antioxidantes ( flavonoides e epicatequina ), o chocolate amargo é um alimento que pode ajudar, de várias maneiras, a manter boa a saúde, sendo algumas delas:

- Reduzindo os níveis do LDL ( colesterol ruim );
- Aumentando o nível do HDL ( colesterol bom );
- Protege as células do envelhecimento, ou seja, retarda o processo de envelhecimento;
- Auxilia na prevenção de doenças degenerativas;
- Ajuda a emagrecer;
- Protege o coração;
- Ajuda a controlar a pressão arterial;
- Estabiliza os níveis da glicose no sangue;
- Diminui o apetite ( auxiliando também no emagrecimento saudável ):
- Melhora o metabolismo;
- Combate os radicais livres;
- Diminui o risco de surgimento de alguns tipos de câncer;
 E aumenta a sensação de bem estar.

 Esses foram alguns dos benefícios que o chocolate amargo pode trazer para a saúde, desde que seja consumido com moderação e em proporções específicas  - até 30 gramas por dia.

 Frisando que ele não é remédio e, portanto, NÃO deve substituir nenhum medicamento. Para saber se deve consumi-lo, procure um médico ou nutricionista.


 CURIOSIDADES:

 O chocolate amargo pode fazer bem à saúde, desde consumido até a quantidade de 30 g por dia, sendo que mais do que isso, pode trazer malefícios à saúde.

 As versões desse chocolate que têm benefícios são as que contêm pelo menos 70% de cacau em sua composição. Portanto, chocolates meio amargos não têm o mesmo tipo de atuação na proteção e manutenção da saúde que o chocolate amargo.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Por que o Nervo Ciático inflamado, comprimido ou lesionado dói tanto?

  Famoso nervo do corpo humano, o ciático é um dos locais que mais pode ocasionar dor no corpo de alguém e, muitas vezes, pode começar a doer quando a pessoa ainda é jovem.

 Porém, você sabe onde ele fica, qual é sua importância no corpo humano e por que pode doer tanto? Neste artigo veremos isso e outras curiosidades!

 
Créditos da imagem: mohamed_hassan - por Pixabay

 O NERVO:

 O Ciático é o maior nervo do corpo humano e é formado por várias raízes, que vêm da coluna vertebral. Inicia-se na parte final da coluna, passando pelos glúteos, joelho e chegando até os pés.

 AS DORES:

 Se ele estiver inflamado, comprimido ou lesionado, acabará causando uma sensação de incômodo, nos casos mais leves, como formigamentos brandos, mas em casos mais sérios, poderá causar dores com sensação de choques elétricos ou pontadas.

 As causas desse tipo de quadro podem variar em cada pessoa, pois cada um possui um histórico diferente. Ela pode ser proveniente de um trauma sofrido em algum momento da vida, seja por injeção intramuscular aplicada muito perto do nervo ciático ou por alguma batida / colisão que tenha ocorrido no local.

 Pode também ser desencadeada por hérnias de disco, ou seja, problemas nos discos cartilaginosos que estão entre as vértebras.

 Um excesso de pressão nesse nervo também pode desencadear o problema, sendo neste caso, mais comum entre pessoas que têm uma utilização mais intensa do corpo, como atletas, por exemplos.

 Os sintomas podem variar desde dor lombar, dores nas pernas, até a sensação de choque ou queimação e, em casos mais graves, a diminuição de força do membro afetado.

 
Créditos da imagem: mohamed_hassan - por Pixabay

 Frisando que pessoas que têm rotinas com pouca atividade física - principalmente as que ficam muito tempo sentadas - podem acabar desenvolvendo problemas / dores no nervo ciático. O ideal é ter uma vida ativa, com atividade físicas regulares, mas adequadas ao tipo físico do praticante. Para isso, sempre é recomendável procurar profissionais especializados nas áreas da saúde e educação física.

 E por fim, o nervo ciático pode doer muito, justamente por ser o maior nervo do corpo humano, sendo também, muito sensível.


CURIOSIDADES:

 O nome técnico das dores no nervo ciático é ciatalgia.

 Além da hérnia de disco, outras doenças também podem ocasionar dores no nervo ciático, sendo elas: a artrose na coluna ou a espondilolistese.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Para que serve a Vitamina D?

  Muitas pessoas já ouviram que essa vitamina é fundamental para nosso corpo, auxiliando a saúde física e a mental também, mas você já se perguntou como ela pode ser tão benéfica? Confira este artigo até o final e entenda.

 O QUE ELA É:

 Mesmo tendo o nome de vitamina, na verdade é um hormônio produzido pelo corpo humano. Estar com este hormônio em bons níveis, faz com que o corpo tenha uma saúde e bem-estar maior.

Créditos da imagem: Uki_71 - por Pixabay

 OS BENEFÍCIOS:

 Alguns dos vários benefícios que a vitamina D traz ao corpo humano é o fortalecimento dos ossos, diminuindo o risco de fraturas, além de melhorar o desempenho muscular, o que pode ajudar a aumentar a força. E como o coração é um músculo também, é beneficiado pela vitamina D, pois ajuda na contração muscular.

 Atua também, no controle do diabetes, ajudando a diminuir o risco de desenvolver a doença. Pode melhorar o sistema imunológico, através do aumento do sistema de defesa, ocasionado pela vitamina D no organismo.

 Pode ainda prevenir diversos tipos de câncer, pois também atua na diferenciação celular e isso evitaria o surgimento de células cancerígenas.

 Entre outros benefícios para a saúde que a vitamina D pode nos trazer. Entretanto, devemos ressaltar que para fazer um efeito benéfico, ela deve ser mantida em níveis recomendados por um médico especialista que, após avaliação, definirá qual será o nível mais saudável dela para o paciente. Para isso, é fundamental procurar um profissional especializado de sua confiança e jamais se automedicar!

 CURIOSIDADES:

 Como já vimos, vitamina D na realidade é um hormônio produzido pelo corpo, mas como somente na década de 1970 isso foi descoberto, seu nome já tinha se consolidado como 'vitamina D' e assim continuou até hoje.

 A exposição ao sol é uma das maneiras mais conhecidas de aumentar a vitamina D no organismo, mas não é a única e deve ser bem moderada, para não gerar doenças no futuro, como o câncer de pele. Existem outras maneiras de aumentá-la no corpo, como o consumo de atum, sardinha, bife de fígado, entre outros alimentos.

 
Créditos da imagem: S. Hermann & F. Richter - por Pixabay

 Lembrando que os benefícios acabarão sendo notados com o tempo, por isso a meta de manter a vitamina D em um bom nível deve ser feita para ser seguida regularmente, pois se ela aumentar durante pouco tempo e voltar a cair, não fará o bem que pode fazer ao organismo. E para isso, a consulta com um médico especializado é sempre recomendada.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Diferenças entre ser aluno e ser estudante!

  Termos parecidos, mas existem grandes diferenças entre eles e mesmo não sendo muito conhecidas, é importante que saibamos quais são essas diferenças. Gostaria de saber por que é importante sabermos essas diferenciações e quais são elas? Leia o artigo até o final.

 
Créditos da imagem: geralt - por Pixabay

 O termo 'aluno' é proveniente do latim 'alumni', que significaria 'sem luz', ou seja, partindo do pressuposto do significado deste termo, aluno seria uma pessoa sem a luz do conhecimento e que somente estaria esperando um professor lhe passar a sabedoria.

 Nessa parte, a palavra 'aluno' faz referência ao tipo de ensino onde todos as pessoas que querem aprender possuem a mesma capacidade de compreensão e entendimento, tratando o aluno como uma mente que somente espera o conhecimento a ser passado.

 Hoje, com o advento da internet, sabemos nitidamente que cada pessoa tem uma capacidade diferente, precisando de uma modelação de ensino adaptado à ela, para que possa aprender corretamente ( inclusive sanando dúvidas que outros colegas podem não ter ).

 O aluno é quem assiste as aulas e recebe o conhecimento passado, muitas vezes, de maneira coletiva e de modo passivo, ou seja, somente esperando o conhecimento do professor.

 Porém, 'estudante' é uma palavra mais abrangente. Ela também vem do latim, 'studiosus' e faz referência a alguém que gosta de aprender e que é dedicada. Denota, portanto, que o estudante é alguém que pratica a atividade de estudar, de maneira ativa, ou seja, é alguém que vai em busca do conhecimento e da sabedoria, sem esperar que outras pessoas venham lhe trazer.

 Estudar é algo que nos ajudará a nos desenvolvermos em nossas vidas, nos permitindo ter mais consciência sobre o que queremos e ampliando nossos horizontes, sobre até onde podemos chegar.

 
Créditos da imagem: mohamed_hassan - por Pixabay

 Portanto, sabermos as diferenças desses termos nos proporciona a consciência sobre essas diferenciações e, também, a possibilidade de definir qual deles escolheremos ser em nossas vidas, buscando agir de acordo com nossas escolhas, de maneira mais consciente, o que facilitará na compreensão sobre nós mesmos, sobre onde desejamos chegar e o que temos feito para isso!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

9 Atitudes que Ajudam a Economizar Energia e Água!

  Economizar energia e água é bom para o bolso, para a sociedade e para o meio ambiente. Já pensou quais atitudes devemos ter para economizá-las de forma eficiente, simples e de uma forma que não gere grandes sacrifícios? Então se liga nessas dicas!

1ª Utilizar mais a luz solar: Deixar a luz do sol entrar no lar é uma dica para evitar gastar energia elétrica acendendo lâmpadas desnecessariamente. Usar cortinas que favoreçam isso, pode ajudar, como as cortinas translúcidas.

2ª Evitar deixar aparelhos e lâmpadas ligadas sem necessidade: Poucas coisas podem ser tão simples para se economizar energia do que desligar aparelhos e lâmpadas que não estiverem sendo utilizadas, como um quarto com lâmpada acesa, ventilador e televisão ligados, sendo que ninguém está no local.

 
Créditos da imagem: Colin Behrens - por Pixabay


3ª Não ficar abrindo a geladeira várias vezes no dia: Evitar abrir a geladeira desnecessariamente ajudará a economizar. Além disso, quando abrir a geladeira, evitar deixá-la muito tempo aberto, também diminui o desperdício de energia.

4ª Usar tons claros nos ambientes do lar: Um local com cores mais escuros causam a sensação de necessidade de acender uma luz, mesmo de dia. E para evitar isso, cores de parede em tons claros ajudam a amenizar essa necessidade. Deve-se escolher também cores mais voltadas para as frias, pois em dias mais de mais calor, as cores quentes poderão fazer o ambiente ficar com uma sensação de mais calor ainda.

5ª Diminuir o tempo no banho ou desligar o chuveiro enquanto ensaboa: Reduzir tempo de uso do chuveiro ajudará a reduzir - e muito - a conta de energia de uma casa ( além de ajudar a diminuir a conta de água também ). Em casos que possa adaptar o tempo no banho para diminuí-lo, pode fazer com que isso se torne um hábito mais duradouro. Porém, a necessidade é de diminuir o tempo de uso do chuveiro, portanto, se ligá-lo quando for usar e desligá-lo quando for se ensaboar, ajudará a economizar do mesmo jeito, mas pode diminuir o tempo de vida útil da resistência, pelo fato de ficar ligando e desligando.

6ª Regule a temperatura da geladeira com o passar das épocas: Cada estação do ano tem sua temperatura e em cada temperatura a geladeira deve ser adaptada para, nas ocasiões possíveis, gastar menos energia e, portanto, economizar. Em épocas mais quentes, será necessário uma regulação para um nível mais alto, mas em épocas mais frias, diminuir o nível do termostato certamente ajudará a evitar o desperdício de energia e a economizar.

7ª Utilizar máquina de lavar roupas somente quando for realmente necessário: Máquina de lavar roupa é um dos itens que mais gasta em uma casa, tanto em água quanto em energia. Portanto, deve-se ter prudência ao utilizá-la, evitando fazer uso desnecessariamente, ou seja, para lavar peças de roupas quando não precisam ser lavadas. Pode-se ainda, utilizar o tanque para lavar poucas peças, pois além de ajudar a evitar o desperdício, também pode ajudar o corpo, pois é uma atividade física ( obviamente, essa prática deve ser evitada por alguém que possui problemas limitantes, como dores no nervo ciático, por exemplo ). Porém, ao lavar peças no tanque, deve-se atentar para a torneira não ficar aberta todo o tempo, sendo necessário fechá-la nos momentos em que a peça for lavada no tanque e a torneira não for utilizada.

 
Créditos da imagem: Steve Buissinne - por Pixabay


8ª Usar lâmpadas LED ou fluorescentes: Lâmpadas incandescentes pode piorar o gasto de energia elétrica, pois elas usam somente 5% de sua energia para iluminar o ambiente, sendo que os outros 95% são usados para ela se aquecer. Já as lâmpadas fluorescentes e de LED não possuem essa característica, tendo vida útil maior e um gasto menor.

9ª Reutilize a água da máquina de lavar roupas: Sim, reutilizá-las ajudará a evitar o desperdício de água, pois elas podem ajudar a lavar o chão do quintal, além de também economizarem com gasto de sabão, pois elas já estarão com sabão e/ou amaciante, o que ajudará o chão a ficar limpo sem ter que utilizar algum outro produto químico a mais.


 Essas foram algumas dicas de atitudes que podem ser tomadas e que certamente reduzirão o desperdício. Existem outras, mas o mais importante que pode ficar com esta mensagem é a necessidade da conscientização!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Conhece os biotipos e suas propensões?

  Sabia que existem diferentes biotipos e que cada um deles têm suas próprias propensões genéticas. Cada ser humano possui um biotipo, que varia em cada pessoa, mas que sempre segue um parâmetro genético determinado pelo biotipo.

 Você conhece o seu e sabe quais são suas propensões? Leia o artigo até o final para descobrir isso e outras curiosidades!

 Atenção: o conteúdo dessa publicação é meramente informativo. Este artigo NÃO substitui uma consulta com um profissional de saúde especializado.


OS BIOTIPOS:

ECTOMORFO: Mais propenso à magreza;

ENDOMORFO: Mais
propenso à gordura;

E MESOMORFO: Mais propenso à musculatura.



 

 

 

 

  

 O ectomorfo é um biotipo que tem um metabolismo mais acelerado do que os demais, com dificuldade em ganhar massa e/ou gordura, possui uma genética propensa a magreza. Tem estruturação óssea mais estreita, ombros curtos e cintura fina.

 O endomorfo já é diferente, tendo um metabolismo mais lento, ou seja, que digere os alimentos com mais demora, possuindo também mais facilidade em ganhar peso através da retenção de gordura. Possuem, em geral, pernas mais largas e corpo em um padrão mais redondo.

 Já o mesomorfo é, naturalmente, um biotipo mais atlético que os demais, com facilidade em ganhar massa muscular. São pessoas caracterizadas com músculos mais bem definidos, com um padrão corporal mais retangular.


 Cada biotipo exige uma alimentação e cuidados específicos, sendo que, independentemente do biotipo da pessoa, a atividade física, sem excessos e regularmente realizada, é sempre indicada.

Créditos da imagem: intographics - por Pixabay
 
 CURIOSIDADES:

 Existem ainda alguns biotipos que podem ser considerados mistos, ou seja, que não se encaixam em nenhum padrão específico ou ainda, os que possuem características que se encaixam em dois ou mais padrões. Para saber exatamente quais são, deve-se observar as especificidades de cada biotipo em relação ao corpo e avaliar em quais biotipos o corpo se encaixaria. O auxílio de profissional especializado em saúde, educação física / corpo humano é fundamental para avaliar corretamente.

 O biotipo mesomorfo é o mais raro entre todos, sendo considerado o dos sortudos. Porém, não existem biotipos melhores ou piores, sendo todos iguais, cada um com suas características.