sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Como o Magnetismo funciona?

  O magnetismo é explicado pela física como um fenômeno que exerce atração ou repulsão entre objetos que possuem propriedades magnéticas. Mas você sabe como e por que isso ocorre? Confira a seguir!

 
Créditos da imagem: Clker-Free-Vector-Images - por Pixabay

 A atração ocorre por causa dos polos magnéticos diferentes em cada objeto que, quando entram em contato um com o outro, ambos se atraem.

 E a mesma lógica, de forma contrária, também ocorre, ou seja, objetos com polos magnéticos iguais, ao se aproximarem, acabam se repelindo.

 Ok, mas polos diferentes... Polos iguais... Quais seriam elas?

 Os polos nada mais são do que partículas de determinada polaridade, ou seja, partícula positiva ou partícula negativa.

 Sendo que quando os polos diferentes - partículas positivas entram em campo de partículas negativas, elas se atraem ( e vice-versa ).

 A lógica oposta também ocorre - quando polos iguais se aproximam do campo magnético, eles se repelem, ou seja, quando partículas positivas se aproximam de outras partículas positivas, ocorre a repulsa entre elas. Da mesma forma, quando partículas negativas se aproximam de outras iguais a ela, também se repelem.

 Portanto, magnetismo não é somente a atração dos objetos, mas também o repelimento de objetos magnéticos que apresentam propriedades iguais.

Curiosidades:

 Campo magnético é toda área de concentração magnética criada em torno de um objeto que tem atração / ímã.

 Polos magnéticos de um ímã não podem ser divididos ( ainda que um ímã seja dividido em duas partes, as partículas delas se readequarão e cada uma das partes continuará apresentando dois polos ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!