domingo, 17 de janeiro de 2021

Por que a Calvície ocorre?

  A calvície ( cientificamente chamada de alopécia androgenética ), é um distúrbio no qual uma pessoa acaba deixando de ter cabelo crescendo em boa parte de seu couro cabeludo. Em geral, manifesta-se inicialmente através de uma ausência de cabelo em áreas específicas, como a parte de cima da cabeça ou na parte da frente do couro cabeludo, formando as famosas 'entradas'.

 Gostaria de saber por que a calvície ocorre, se ela pode ser evitada e quais seriam os tratamentos disponíveis para ela atualmente? Então leia este artigo até o final.

 OS MOTIVOS:

 Primeiramente, devemos saber que existe mais de um motivo para que calvície venha a acometer uma pessoa. Em segundo lugar, também devemos ter em mente que dificilmente esse processo é reversível naturalmente, o que poderá ser feito, em alguns casos, é atrasar o progresso da calvície.

 
Créditos da imagem: Markus Spiske - por Pixabay

1º - GENÉTICA: Como muitos já devem ter ouvido falar, a genética pode sim ser uma das responsáveis pela queda de cabelo de uma pessoa. Se em uma família muitas pessoas são calvas ou carecas por constituição, dificilmente os descendentes das pessoas dessa família não serão calvos ou carecas quando atingirem idades mais adultas.

2º - CALOR: Sim, a temperatura muito elevada pode ajudar uma pessoa a desenvolver a calvície. Isso ocorre porque os fios vão ficando secos, desidratados e, em casos de alguém que usa bonés ou chapéus, os fios também vão ficando sem oxigenação / ventilação, o que ajuda ainda mais na queda de cabelo.

3º - CABELOS MUITO PUXADOS OU PENTEADOS PARA DIREÇÃO OPOSTA DA QUE NASCEM:
Geralmente as mulheres acabam prendendo o cabelo e, se isso for feito com o fio muito puxado, com o tempo a calvície pode surgir. Outro motivo pode ser também a prática de se pentear, regularmente, o cabelo para o lado oposto ao que seria o natural dele. Isso faz com que a raiz comece a ficar enfraquecida e com o tempo os fios podem deixar de surgir nas regiões da cabeça onde isso ocorre.

4º - CABELOS OLEOSOS E/OU COM HIGIENE PRECÁRIA: A hidratação e limpeza dos fios pode ajudar a evitar quedas regulares e, em casos menos acentuados, no progresso da calvície.

5º - DOENÇAS, COMO SEBORREIA OU EM ALGUNS CASOS ESPECÍFICOS DE DEPRESSÃO, SÍNDROME DO PÂNICO, ENTRE OUTRAS: Seborreia, quando não tratada corretamente, pode levar a uma situação de calvície, mas ela é uma doença própria do couro cabeludo. Porém, doenças psicossomáticas, em alguns casos, também podem deixar a pessoa calva. Portanto, ao suspeitar do surgimento de qualquer doença ou em casos de dúvidas, sempre procure um médico especialista.

6º - EFEITO ADVERSO DE MEDICAMENTOS OU PRODUTOS QUÍMICOS: Não somente as doenças, mas também alguns medicamentos também podem ocasionar o surgimento da calvície, como efeito adverso. Portanto, nunca se automedique.

7º - QUEIMADURAS: Existem situações em que uma pessoa acabou queimando o couro cabeludo e, se a intensidade da queimadura for muito elevada, ela fará com que a área afetada não produza mais fios.


 TRATAMENTOS:

 Muito se fala sobre tratamentos via medicação ou compostos naturais e, de fato, existem inúmeras maneiras de tratamentos, sendo que alguns fornecem resultados em algumas pessoas, mas em outras os resultados não chegam a ser os mesmos. Existem também os cirúrgicos, o de implante capilar.

 O que devemos frisar é que ainda não existe uma cura definitiva para a calvície, mas existem tratamentos que podem ser eficazes, mas cada eficácia varia de pessoa para pessoa e, portanto, todo e qualquer tratamento deve ser iniciado e acompanhado por um médico especializado!

 Lembrando que o próprio implante capilar é uma solução temporária, pois ainda que a cirurgia seja bem sucedida, os fios acabarão caindo com o tempo e um outro implante acabará tendo que ser feito novamente no futuro.

 DADOS SOBRE A CALVÍCIE:

 A calvície atinge mais pessoas do sexo masculino, mas também atinge mulheres. Nos homens, a calvície mais comum é a que surge na frente, com as conhecidas 'entradas', já nas mulheres o tipo mais comum é a que surge bem na parte de cima da cabeça.

 Cerca de 50% da população masculina entre 18 e 35 anos têm ou terá calvície. Já nas mulheres, a calvície se manifesta mais tardiamente, por volta dos 30 ~ 40 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!