terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Quem foi Lúcifer? Segundo o Cristianismo e o Judaísmo!

  Figura presente no Antigo Testamento e na Torá, Lúcifer é um personagem existente tanto no Judaísmo quanto no Cristianismo, mas nessas crenças religiosas, ele possui uma interpretação diferente em cada uma.

 Será que você sabe quais seriam elas e por que existem diferenças entre as interpretações? É o que vamos ver a seguir!

AS INTERPRETAÇÕES:

 Lúcifer é citado em Isaías 14:12-14, onde é descrito como alguém notável, sendo chamado de "filho da alva", mas que prejudicava, por inveja que tinha de Deus.

 Ele tinha como objetivo receber adoração, semelhante a que o próprio Deus recebia. E segundo a fé cristã, criou uma rebelião, onde conseguiu influenciar um terço dos anjos do céu a ficarem do lado dele e desejava tomar o lugar de Deus. Uma batalha ocorreu, mas ele e seus aliados rebeldes perderam ( Ap 12:7-9 e Ezequiel 28:14-18 ). Era portanto, o diabo, antes de sua queda do céu celestial.

 
Créditos da imagem: GeorgeB2 - por Pixabay

 Já na crença judaica, Lúcifer é a figura de um rei da antiga Babilônia, que se embasa em raiz interpretativa, para compreender Isaías 14:12, o onde eram utilizadas metáforas na época em que o texto foi escrito e que, por isso, foi usada metáfora para demonstrar os excessos desse rei da Babilônia e não uma entidade sobrenatural.

 Com relação ao texto de Ezequiel 28:14, a mesma lógica continua sendo utilizada, tanto por cristãos quanto pela religião judaica. Para cristãos, a passagem refere-se ao Lúcifer e só corrobora o sentido dos textos de Isaías 14, no qual mostra Lúcifer como a entidade precursora de todo o mal.

 Porém, a crença judaica, a visão continua sendo diferente, pois no texto de Ezequiel 28 não é citado o nome 'Lúcifer' e, segundo a interpretação baseada em utilização de metáforas, eles vêm essa passagem como um simbolismo e não como a descrição de um ser celestial.

 E para os cristãos, existem outras passagens que afirmam que Lúcifer era Satanás, como a de Lucas 10:18, onde ele descreve que viu Satanás, caindo do céu como um raio. O único personagem da Bíblia que tinha caído do céu como um raio era

Lúcifer, sendo portanto, uma prova dos textos bíblicos de que Lúcifer era sim, Satanás, antes da rebelião e queda.

 
Créditos da imagem: Jeroným Pelikovský - por Pixabay

 Entretanto, o judaísmo não valida o Novo Testamento, pois não acredita no Ministério de Jesus e nem nas mensagem de seus apóstolos. Logo, aquilo que é prova na visão cristã da existência de Satanás ( que antes era Lúcifer ), não constitui prova válida na visão da religião judaica sobre a questão.

CURIOSIDADES:


 A palavra "Lúcifer" é proveniente do latim "Lux fero" e significa: portador da luz.

 A religião judaica não acredita na existência de seres sobrenaturais malignos, como o diabo e seus demônios. Alguns na religião acreditam que Satanás seria toda pessoa que acusa alguém levianamente, pois o significado da palavra é exatamente este: o acusador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!