terça-feira, 5 de janeiro de 2021

9 Atitudes que Ajudam a Economizar Energia e Água!

  Economizar energia e água é bom para o bolso, para a sociedade e para o meio ambiente. Já pensou quais atitudes devemos ter para economizá-las de forma eficiente, simples e de uma forma que não gere grandes sacrifícios? Então se liga nessas dicas!

1ª Utilizar mais a luz solar: Deixar a luz do sol entrar no lar é uma dica para evitar gastar energia elétrica acendendo lâmpadas desnecessariamente. Usar cortinas que favoreçam isso, pode ajudar, como as cortinas translúcidas.

2ª Evitar deixar aparelhos e lâmpadas ligadas sem necessidade: Poucas coisas podem ser tão simples para se economizar energia do que desligar aparelhos e lâmpadas que não estiverem sendo utilizadas, como um quarto com lâmpada acesa, ventilador e televisão ligados, sendo que ninguém está no local.

 
Créditos da imagem: Colin Behrens - por Pixabay


3ª Não ficar abrindo a geladeira várias vezes no dia: Evitar abrir a geladeira desnecessariamente ajudará a economizar. Além disso, quando abrir a geladeira, evitar deixá-la muito tempo aberto, também diminui o desperdício de energia.

4ª Usar tons claros nos ambientes do lar: Um local com cores mais escuros causam a sensação de necessidade de acender uma luz, mesmo de dia. E para evitar isso, cores de parede em tons claros ajudam a amenizar essa necessidade. Deve-se escolher também cores mais voltadas para as frias, pois em dias mais de mais calor, as cores quentes poderão fazer o ambiente ficar com uma sensação de mais calor ainda.

5ª Diminuir o tempo no banho ou desligar o chuveiro enquanto ensaboa: Reduzir tempo de uso do chuveiro ajudará a reduzir - e muito - a conta de energia de uma casa ( além de ajudar a diminuir a conta de água também ). Em casos que possa adaptar o tempo no banho para diminuí-lo, pode fazer com que isso se torne um hábito mais duradouro. Porém, a necessidade é de diminuir o tempo de uso do chuveiro, portanto, se ligá-lo quando for usar e desligá-lo quando for se ensaboar, ajudará a economizar do mesmo jeito, mas pode diminuir o tempo de vida útil da resistência, pelo fato de ficar ligando e desligando.

6ª Regule a temperatura da geladeira com o passar das épocas: Cada estação do ano tem sua temperatura e em cada temperatura a geladeira deve ser adaptada para, nas ocasiões possíveis, gastar menos energia e, portanto, economizar. Em épocas mais quentes, será necessário uma regulação para um nível mais alto, mas em épocas mais frias, diminuir o nível do termostato certamente ajudará a evitar o desperdício de energia e a economizar.

7ª Utilizar máquina de lavar roupas somente quando for realmente necessário: Máquina de lavar roupa é um dos itens que mais gasta em uma casa, tanto em água quanto em energia. Portanto, deve-se ter prudência ao utilizá-la, evitando fazer uso desnecessariamente, ou seja, para lavar peças de roupas quando não precisam ser lavadas. Pode-se ainda, utilizar o tanque para lavar poucas peças, pois além de ajudar a evitar o desperdício, também pode ajudar o corpo, pois é uma atividade física ( obviamente, essa prática deve ser evitada por alguém que possui problemas limitantes, como dores no nervo ciático, por exemplo ). Porém, ao lavar peças no tanque, deve-se atentar para a torneira não ficar aberta todo o tempo, sendo necessário fechá-la nos momentos em que a peça for lavada no tanque e a torneira não for utilizada.

 
Créditos da imagem: Steve Buissinne - por Pixabay


8ª Usar lâmpadas LED ou fluorescentes: Lâmpadas incandescentes pode piorar o gasto de energia elétrica, pois elas usam somente 5% de sua energia para iluminar o ambiente, sendo que os outros 95% são usados para ela se aquecer. Já as lâmpadas fluorescentes e de LED não possuem essa característica, tendo vida útil maior e um gasto menor.

9ª Reutilize a água da máquina de lavar roupas: Sim, reutilizá-las ajudará a evitar o desperdício de água, pois elas podem ajudar a lavar o chão do quintal, além de também economizarem com gasto de sabão, pois elas já estarão com sabão e/ou amaciante, o que ajudará o chão a ficar limpo sem ter que utilizar algum outro produto químico a mais.


 Essas foram algumas dicas de atitudes que podem ser tomadas e que certamente reduzirão o desperdício. Existem outras, mas o mais importante que pode ficar com esta mensagem é a necessidade da conscientização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!