sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Para que serve a Vitamina D?

  Muitas pessoas já ouviram que essa vitamina é fundamental para nosso corpo, auxiliando a saúde física e a mental também, mas você já se perguntou como ela pode ser tão benéfica? Confira este artigo até o final e entenda.

 O QUE ELA É:

 Mesmo tendo o nome de vitamina, na verdade é um hormônio produzido pelo corpo humano. Estar com este hormônio em bons níveis, faz com que o corpo tenha uma saúde e bem-estar maior.

Créditos da imagem: Uki_71 - por Pixabay

 OS BENEFÍCIOS:

 Alguns dos vários benefícios que a vitamina D traz ao corpo humano é o fortalecimento dos ossos, diminuindo o risco de fraturas, além de melhorar o desempenho muscular, o que pode ajudar a aumentar a força. E como o coração é um músculo também, é beneficiado pela vitamina D, pois ajuda na contração muscular.

 Atua também, no controle do diabetes, ajudando a diminuir o risco de desenvolver a doença. Pode melhorar o sistema imunológico, através do aumento do sistema de defesa, ocasionado pela vitamina D no organismo.

 Pode ainda prevenir diversos tipos de câncer, pois também atua na diferenciação celular e isso evitaria o surgimento de células cancerígenas.

 Entre outros benefícios para a saúde que a vitamina D pode nos trazer. Entretanto, devemos ressaltar que para fazer um efeito benéfico, ela deve ser mantida em níveis recomendados por um médico especialista que, após avaliação, definirá qual será o nível mais saudável dela para o paciente. Para isso, é fundamental procurar um profissional especializado de sua confiança e jamais se automedicar!

 CURIOSIDADES:

 Como já vimos, vitamina D na realidade é um hormônio produzido pelo corpo, mas como somente na década de 1970 isso foi descoberto, seu nome já tinha se consolidado como 'vitamina D' e assim continuou até hoje.

 A exposição ao sol é uma das maneiras mais conhecidas de aumentar a vitamina D no organismo, mas não é a única e deve ser bem moderada, para não gerar doenças no futuro, como o câncer de pele. Existem outras maneiras de aumentá-la no corpo, como o consumo de atum, sardinha, bife de fígado, entre outros alimentos.

 
Créditos da imagem: S. Hermann & F. Richter - por Pixabay

 Lembrando que os benefícios acabarão sendo notados com o tempo, por isso a meta de manter a vitamina D em um bom nível deve ser feita para ser seguida regularmente, pois se ela aumentar durante pouco tempo e voltar a cair, não fará o bem que pode fazer ao organismo. E para isso, a consulta com um médico especializado é sempre recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!