quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Diferenças entre ser aluno e ser estudante!

  Termos parecidos, mas existem grandes diferenças entre eles e mesmo não sendo muito conhecidas, é importante que saibamos quais são essas diferenças. Gostaria de saber por que é importante sabermos essas diferenciações e quais são elas? Leia o artigo até o final.

 
Créditos da imagem: geralt - por Pixabay

 O termo 'aluno' é proveniente do latim 'alumni', que significaria 'sem luz', ou seja, partindo do pressuposto do significado deste termo, aluno seria uma pessoa sem a luz do conhecimento e que somente estaria esperando um professor lhe passar a sabedoria.

 Nessa parte, a palavra 'aluno' faz referência ao tipo de ensino onde todos as pessoas que querem aprender possuem a mesma capacidade de compreensão e entendimento, tratando o aluno como uma mente que somente espera o conhecimento a ser passado.

 Hoje, com o advento da internet, sabemos nitidamente que cada pessoa tem uma capacidade diferente, precisando de uma modelação de ensino adaptado à ela, para que possa aprender corretamente ( inclusive sanando dúvidas que outros colegas podem não ter ).

 O aluno é quem assiste as aulas e recebe o conhecimento passado, muitas vezes, de maneira coletiva e de modo passivo, ou seja, somente esperando o conhecimento do professor.

 Porém, 'estudante' é uma palavra mais abrangente. Ela também vem do latim, 'studiosus' e faz referência a alguém que gosta de aprender e que é dedicada. Denota, portanto, que o estudante é alguém que pratica a atividade de estudar, de maneira ativa, ou seja, é alguém que vai em busca do conhecimento e da sabedoria, sem esperar que outras pessoas venham lhe trazer.

 Estudar é algo que nos ajudará a nos desenvolvermos em nossas vidas, nos permitindo ter mais consciência sobre o que queremos e ampliando nossos horizontes, sobre até onde podemos chegar.

 
Créditos da imagem: mohamed_hassan - por Pixabay

 Portanto, sabermos as diferenças desses termos nos proporciona a consciência sobre essas diferenciações e, também, a possibilidade de definir qual deles escolheremos ser em nossas vidas, buscando agir de acordo com nossas escolhas, de maneira mais consciente, o que facilitará na compreensão sobre nós mesmos, sobre onde desejamos chegar e o que temos feito para isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!