quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Como o processo inflamatório ocorre?

 

 As inflamações estão muito presentes em nossas vidas, pois vão desde uma unha encravada mal retirada, até uma lesão no joelho em um jogo de futebol, por exemplo.

Créditos da imagem: Vilkasss - por Pixabay


 O processo inflamatório se dá por 5 etapas, que vão desde o seu surgimento até o reparo, no caso de uma simples inflamação, excluindo portanto, as inflamações decorrentes de doenças crônicas ou de outras doenças ocultas.

 A inflamação começa na sua fase irritativa, ou seja, é nessa fase que ocorrem modificações morfológicas e funcionais na área lesionada, afetando tecidos, promovendo a liberação de mediadores químicos, que irão propiciar as próximas fases da inflamação.
 A segunda fase é a vascular e nessa fase ocorrem alterações hemodinâmicas da circulação e permeabilidade vascular na área lesionada.

 A próxima e terceira fase é a exaustiva, que é a fase que caracteriza o processo inflamatório, no qual ocorre a migração de líquidos e células para o local inflamado, fazendo com que a área fique inchada.

 A quarta é a fase degenerativa-necrótica, que é composta por celular com alterações degenerativas, que podem ser reversíveis ou não ( dependendo do caso ). Em casos de não serem reversíveis, um material necrótico será originado.

 Porém, em casos de alterações reversíveis, ou seja, àquelas que não geraram necrose, ocorre a quinta e última etapa do processo inflamatório, que é a fase produtiva-reparativa, onde ocorre o aumento de células e a reparação dos tecidos lesionados pelo agente agressor.

 Os sinais:

 Existem também 5 sinais que indicam a ocorrência de uma inflamação, que são: o edema, o calor no local, o rubor, a dor e a perda da função, ou seja, por causa do edema, o local fica com a funcionalidade comprometida, principalmente nas articulações.

 Observação: um processo inflamatório, decorrente de contusão ou infecção, pode ser perigoso, pois se não for tratado corretamente, o tecido pode não se regenerar corretamente e poderá ocorrer necrose, ou em casos ainda mais graves, pode se espalhar para outras áreas. Portanto, sempre procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Sempre com respeito e na sensatez.