sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Por que o Ímã não gruda em Ouro, Prata ou em Cobre?

 Conhecido há mais de 2.500 anos, o magnetismo é um dos temas de maior interesse e fascínio de vários estudiosos. Muito foi descoberto sobre este tema e alguns fatos chamam curiosidade. Sabia que o ímã não gruda em ouro, prata ou cobre? Vamos saber o motivo a seguir.

 O termo "magnetismo" vem do grego "magnetita", que é um tipo de minério de ferro, mais conhecido atualmente como pedra-ímã.

 Essa pedra, ou simplesmente, o ímã, atrai objetos que contenham certos tipos de materiais ferromagnéticos, sendo eles: ferro, aço, cobalto ou níquel. Porém, engana-se quem pensa que todo tipo de metal é atraído pelo ímã, pois como já mencionado, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos por ele.

 
Créditos da imagem: kevinp133 - por Pixabay

 Isso ocorre porque, esses três metais, em seu estado mais puro, são paramagnéticos, ou seja, não são atraídos pelos ímãs - a não ser que estejam misturados com outro material magnético, aí sim serão atraídos, mas por causa deste outro material.

 E não é somente o ouro, prata ou cobre que não são atraídos pelo ímã, outros metais também não são ( ou são pouco atraídos ), como o chumbo, o bismuto e até mesmo o alumínio.

 Tudo isso ocorre porque o ímã apresenta sempre dois polos diferentes, norte e sul. Tanto que se "dividirmos" um ímã, ele irá se adequar, para uma extremidade continuar sendo o norte e a outra, o sul.

 E os metais chamados "ferromagnéticos" são atraídos por essa força. Já os paramagnéticos, são metais que possuem  elétrons  desemparelhados e, que ao serem expostos à presença de um campo magnético, alinham-se e fazem o magnetismo perder poder de atração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!