terça-feira, 12 de outubro de 2021

Por que os Planetas e Estrelas têm formato Esférico?

 Já parou pra pensar por que o planeta Terra e demais estrelas do universo têm formato esférico? Vamos saber o porquê disso, neste artigo!

 
Créditos da imagem: LoganArt - por Pixabay

 Antes de tudo, deve ser frisado que este texto não se trata de refutar ou negar a visão que algumas pessoas têm sobre a teoria da Terra Plana. Este artigo é somente reflexão, baseado em realidade e conceitos da física, que elucidam o por quê da Terra e as Estrelas serem esféricas!

 Bom, devemos lembrar como nosso planeta e as estrelas foram constituídos. Sem entrar na questão da teoria do Big Bang, vamos lembrar sobre o que ocorrerá já na formação nos corpos celestes. As estrelas foram criadas a partir de fragmentos que, ao se fundirem e criarem núcleo, também surgiram em seu entorno um efeito gravitacional.

 Esta gravidade, por sua vez, manteve os corpos celestes que se fundiam naquela área e, com o passar do tempo, ao formarem núcleo e também terem sua própria gravidade, terminarem seu processo de "junção" dos diversos fragmentos espaciais e tornaram-se o que chamamos de planetas.

 Os que não se juntaram a nenhum outro fragmento e continuam vagando pelo espaço, recebem o nome de asteroides.

- Ok, isso responde como eles foram formados, mas o que isso tem a ver com o formato que eles adquiriram?

- A resposta é simples: a gravidade!
- A gravidade?
- Sim. Veja bem, ao terem campo gravitacional, depois que esfriam, eles adquirem esse formato esférico, por causa da gravidade presente, que os comprime nesse formato, pois a esfera é o único formato que podem ser comprimidos de maneira isonômica em todos os lados.

 
Créditos da imagem: WikiImages - por Pixabay

 A mesma questão gravitacional ocorre também com os satélites naturais presentes nesses planetas, ou seja, as Luas.

 Já os asteroides, que estão vagando pelo espaço, não tem tamanho suficiente para ter campo gravitacional e aglomerar matéria - portanto, não possuem uma forma específica, sendo considerados disformes. E a mesma coisa acontece com os cometas, que nada mais são do que asteroides "presos" nas delimitações gravitacionais dos sistemas solares e que formam o "Cinturão de Asteroides".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!