sábado, 9 de outubro de 2021

Como lidar com o Estresse?

  Palavra muito presente na vida de várias pessoas, o estresse tem seu lugar garantido no cotidiano da sociedade, seja adquirido por situações diretas ou indiretas. Mas você sabe o que fazer para lidar bem com ele? Bom, confira o artigo até o final!

 
Créditos da imagem: mohamed_hassan - por Pixabay

 Frisando que o acompanhamento de um profissional de saúde mental, sempre é recomendado. Este artigo é somente informativo.

 Existem diferentes níveis de estresse e, para ele não se acumular, devemos identificar sua causa e adotar procedimentos a fim de evitar que ele se torne algo muito desgastante e que possa gerar situações ou estados emocionais negativos.

 Para isso, deve-se identificar a origem desse estresse e saber se ele foi adquirido diretamente ( por alguém lhe fazer mal, por exemplo ), ou indiretamente ( por barulhos de construção de uma obra ao lado de sua casa, por exemplo ).

 Independentemente da forma que ele foi adquirido ( direta ou indiretamente ), deve-se identificá-lo e adotar atitudes necessárias para tentar evitá-lo, mas não sendo possível evitar, adotar medidas para ao menos neutralizá-lo. Veja bem, nem sempre conseguiremos evitar situações de estresse e, nesses casos, saber lidar com ele, é o caminho mais indicado - podendo inclusive fazer-nos crescer como ser humano, ao aprendermos a ver sob outro prisma, determinadas situações e isso pode nos proporcionar experiências profícuas.

 A primeira atitude a ser adotada é a de buscar um auxílio profissional especializado em saúde mental, para ajudar nessa questão.

 Outras medidas que podem ser adotadas para o alívio do estresse, caso o profissional indicado entenda que devem ser adotadas, podem ser:

- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Reservar uma pequena parte do dia para ouvir músicas que relaxem a mente - como músicas clássicas, por exemplo;
- Aprender a tocar um instrumento musical;
- Aprender a cozinhar;
- Meditar;
- Assistir filmes ou séries que lhe façam abstrair ( mas que não envolvam temas pesados );
- Aproveitar o tempo em família ( quando não lhe for um foco de estresse );
- Evitar trabalhar exaustivamente;
- E viajar.


 Buscar sempre o equilíbrio na vida e nas relações, pode ser a base para o bom convívio e vida bem administrada, mesmo em situações onde o estresse estará presente. E reservar um tempo para você, visando fazer algo que gosta - que pode estar na lista acima ou não - certamente lhe será tranquilizador e até mesmo regenerativo, em alguns casos. Por isso, o importante é saber a sua situação especificamente e identificar as melhores atitudes a serem adotadas, escolhidas por você e um profissional de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!