sábado, 5 de setembro de 2020

Como o Império Persa surgiu e por que acabou?

  O Império Persa teve grande importância histórica. Porém, você sabe como ele teria surgido e como ele teria terminado? Leia este artigo até o final para saber!

 
Créditos da imagem: ali soleymani - por Pixabay

O SURGIMENTO:

 O Império Persa, também chamado de Império Aquemênida, foi desenvolvido pelos persas, na região do planalto iraniano e surgiu em decorrência da centralização das tribos iranianas que existiam naquele local, por volta de 550 a.C., a partir de Ciro, o Grande

 O Império Persa existiu até aproximadamente 331 a.C., quando seus habitantes foram conquistados por Alexandre, o Grande.

 Mas qual seria a história do Império Persa? Continue lendo e confira!

A HISTÓRIA:

 As tribos que deram origem ao Império Persa, eram dominadas por outro império que existia naquele local, chamado Império dos Medos.

 O rei do Império dos Medos foi derrotado por Ciro, o Grande, em batalha, por volta do ano 550 a.C. e, a partir disso, as tribos iranianas dominadas por Ciro, dominaram o império dos Medos e passaram a ser hegemônicos naquela região.

 O Império Persa surgiu a partir da unificação de tribos iranianas, que ocorreu sob essa liderança de Ciro, o Grande.

 Sendo que a partir do momento de tomada do Império dos Medos, por Ciro, os persas liderados por ele, iniciaram um processo de conquistas e expansão territorial, naquela região do Oriente Médio.

 Ciro conquistou diversas terras e povos naquela região, mas a mais importante conquista de Ciro, o Grande, foi a Babilônia, que ocorreu por volta de 539 a.C.

 A conquista se deu pela vitória contra os caldeus, que dominavam a Babilônia naquela época e esse evento ficou muito conhecido, pois foi relatado na Bíblia, que ocorreu também a libertação do povo judeu, que estava cativo naquela cidade.

 Ciro foi o rei dos persas até por volta de 530 a.C., época em que morreu em batalha contra uma tribo nômade, chamada masságeta, que habitava na região dos atuais territórios do Uzbequistão e Cazaquistão.

 Após a morte de Ciro, o Grande, o Império Persa passou a ser governado por seu filho, chamado Cambises II.

 
Créditos da imagem: ali soleymani - por Pixabay

 Cambises II conquistou o Egito em 525 a.C. e, somada a outras conquistas que foram realizadas por outro rei Persa, chamado Dario I, além das conquistas de seu próprio pai, Ciro, o Grande, o Império Persa passou a ser o maior império um dos maiores que o mundo conhecia, até aquela época.

 O Império Persa era muito tolerante em relação a crença e religião de outros povos conquistados por eles, prática adotada por Ciro e que continuou depois dele, onde também os povos deviam jurar fidelidade ao domínio dos persas e também pagar um imposto.

 Como o Império Persa ficou muito grande, foi necessário criar províncias e estruturas para centralizar o império, em meio a tudo isso, sempre visando fortalecer o poder do rei.

 Desenvolveram estradas de grande qualidade para a época, além de criar um excelente sistema de postagem.

 PERÍODOS FINAIS:

 Mas em 331 a.C. o Império Persa colapsou, sob o reinado de Dario III, em decorrência da vastidão do império e de manter o controle sobre diferentes povos e culturas. O Império Persa encontrou seu fim na Batalha de Gaugamela, onde o Império Persa já fragilizado, batalhou contra Alexandre, o Grande, e perdeu.

CURIOSIDADES:

 O termo "Pérsia" é de origem grega e remete a uma tribo iraniana que existia naquele local, chamada Parsua. Eles seriam provenientes da região chamada "Pérsis", do atual Irã.

 E o termo "Aquemênida", do Império Aquemênida, faz alusão a dinastia ao qual pertencia Ciro, o Grande. Essa dinastia que ele pertencia, também chamada de Aquemênida, tinha origem no lendário rei persa, chamado Aquêmenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!