domingo, 6 de setembro de 2020

Como o Império Romano surgiu e por que acabou?

  Já se perguntou qual seria a história do surgimento do Império Romano e por que ele teria acabado? Então confira isso agora!

O SURGIMENTO:

 Tendo surgido em 27 a.C. e perdurado até 476 d.C., o Império Romano foi o período pós-republicano da civilização romana antiga, tendo sido caracterizado por uma maneira autocrátitca de governo, liderada por um imperador e por diversas e extensas posses territoriais, mais precisamente em volta do mar Mediterrâneo na Europa, Ásia e África.

 
Créditos da imagem: Kalia Azy - por Pixabay 

 Mas qual seria a história da vida no Império Romano? Confira a seguir!

A HISTÓRIA:

 No decorrer do século VI a.C., Roma era dirigida por estruscos, que tinham origem grega. A liberdade foi conquistada com o tempo e a cidade se transformou numa cidade-estado, onde o poder exercido passou a ser o de monarquia.

 Por causa de conflitos entre reis, os romanos mudaram para a república, como forma de governo, de 509 a.C. até 30 a.C. e, durantes esse período, Roma passou a exercer poderes políticos, colonial e militar.

 O então governo de Roma se fortaleceu, através de estratégias de gestão, que ficou conhecida como triunvirato, que era formada por três integrantes, Júlio César, Marco Crasso e Pompeu.

 Posteriormente, os três guerrearam entre si, sendo que Júlio César venceu e tornou-se o primeiro governante individual de Roma.

 Formaram um segundo triunvirato, composto por Marco Antônio, Octávio e Lépido, que terminou em guerra civil em 31 a.C, sendo que Octávio venceu e passou a governar e, a partir de 27 a.C. surge o Império Romano.

 Ele surgiu, portanto, sucedendo à República Romana e, com o novo sistema em Roma, que até então era uma cidade-estado, a mesma passou a ser governada por imperador.

 O início do Império Romano, foi a época que ele teve mais poder, dominando mais de 6 milhões de quilômetros quadrados em terras.

 Sob o seu domínio estavam também 6 milhões de pessoas, nesse período. Sendo que 1 milhão dessas pessoas eram romanos e o resto eram os demais povos.

 PERÍODOS FINAIS:

 Porém, graças a problemas de administração, invasões bárbaras, impostos altos, escassez de pessoas escravizadas e a religião ( que não admitia outros deuses, que eram impostos pelo império ), o Império Romano entrou em declínio e terminou em 476 d.C.

 Com os invasores instalados, a sociedade medieval passou a sonhas com a restauração do antigo Império Romano, que era encampada por príncipes e nobres germânicos, que conquistaram um grande território e se coroavam ou eram consagrados pelo Papa.

 O nome desse "império" era Sacro Império Romano-Germânico, "Sacro" por respaldo do pontífice e "Império" por causa de sua grande extensão territorial e "Romano" graças ao fato de terem os títulos de reis da Itália de Germânia.

 O imperador Justiniano tento reordenar o Império Romano, abrindo frentes de batalhas e realizando conquistas no Norte da África, Península Itálica e Península Ibérica.

 Entretanto, não prevaleceu, pois os muçulmanos conseguiram ocupar Norte da África, a Península Ibérica e o Médio Oriente, nos séculos VII e VIII.

CURIOSIDADES:

 As siglas SPQR presentes na bandeira do Império Romano são da frase: Senatus e Populus Que Romanus, que significa "o Senado e o povo de Roma", em latim.

Fonte da imagem: Wikipedia.org

 O Império Romano foi dividido em 284 d.C., visando melhorar a administração, consistindo em:

- Império Romano do Ocidente, cuja capital era Roma;
- Império Romano do Oriente, cuja capital era Bizâncio.

 O Império Bizâncio perdurou até 1453, até ser tomado pelos turcos. E

 O Sacro Império Romano-Germânico só terminou no ano de 1806, através das guerras napoleônicas.

 A expressão "erro crasso" faz referência a quando Crasso, ao tentar se igualar militarmente com Júlio César e Pompeu, decidiu tentar conquistar os partas, um povo que ocupava boa parte do Oriente Médio. Porém, por sua falha de planejamento, quase 50 mil soldados morreram nessa tentativa, incluindo o próprio Crasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!