quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Resumo do livro: Livro A Arte da Guerra

  O livro A Arte da Guerra é uma obra escrita durante o século IV a.C., com foco em estratégia militar, pelo autor conhecido como Sun Tzu. Tais estratégias podem, inclusive, ser utilizadas em vários aspectos da vida, pois envolvem disciplina, controle, calma, psicologia, entre outras áreas da vida.

 Gostaria de conhecer mais sobre o livro? Então continue lendo este artigo.

 Lembrando que o conteúdo deste artigo é meramente informativo, NÃO sendo portanto, um conteúdo sobre recomendação de conduta ou comportamento!

 OS ENSINAMENTOS:

 O livro é dividido em vários capítulos que abordam estratégia e liderança. Por isso, serão feitos resumos sobre cada capítulo do livro.

 
 Fonte da imagem: Wikipedia.org

CAPÍTULO 1:

 Frisa a importância de avaliar a situação e planejar, com conhecimento de cinco fatores que podem influenciar o resultado: o caminho, o terreno, as estação, a liderança e a gestão.

CAPÍTULO 2:

 Fala da importância de terminar um conflito de forma rápida, pois o sucesso da guerra dependeria dessa capacidade.

CAPÍTULO 3:


 Trata da questão da força bélica de um exército e expõe que tal força está em sua união e não na quantidade de integrantes.

 CAPÍTULO 4:

 Ensina que o posicionamento tático do estrategista é determinante para a vitória, sendo que tais pontos devem ser defendidos a todos custo, para também não criar oportunidades ao inimigo.

CAPÍTULO 5:


 Explica a importância da criatividade de a assertividade do tempo ( precisão ), visando melhorar a força e motivação do exército.

CAPÍTULO 6:


 Nessa parte, o livro ensina que deve-se identificar as fraquezas e forças de um exército e utilizar o ambiente, para obter uma vantagem sobre o adversário. É possível também expor ao adversário uma fraqueza falsa, a fim de criar uma armadilha para o inimigo.

CAPÍTULO 7:

 Mostra o perigo de conflitos militares diretos, como perda de soldados, além de mostrar como obter vitória, em casos inevitáveis de conflito direto.

CAPÍTULO 8:


 Ensina a importância de se adaptar a cada terreno e a variação de circunstâncias, pois o sucesso ou fracasso, também pode depender desse fator.

CAPÍTULO 9:

 Neste, fala sobre como posicionar-se corretamente diante dos diferentes territórios do inimigo também é de grande importância para uma estratégia vitoriosa.

CAPÍTULO 10:

 Mostra quais são os seis tipos de terreno e as vantagens e desvantagens que eles podem trazer ao estrategista e ao grupo militar.

CAPÍTULO 11:

 Expõe nove tipos diferentes de situações que um exército pode enfrentar em meio à guerra e o foco que o líder deve ter nessas situações, para que possa obter a vitória.

CAPÍTULO 12:

 Aborda o uso do fogo nos ataques inimigos, mostrando que pode ser tirado proveito desse elemento e outros elementos - e como fazer isso.

CAPÍTULO 13:

 E por fim, relata a importância de se ter espiões, como fonte de informação sobre o inimigo. Neste capítulo são mostradas também, cinco tipos de espiões que podem ser utilizados e como fazer a gestão deles.


 De uma forma bem resumida, é isso que os capítulos do livro passam ( claro que existem algumas outras mensagens, mas o foco é esse ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!