quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O que são Renda Fixa e Renda Variável?

  Já se perguntou o que seria a renda fixa ou a renda variável e quais são as diferenças entre elas?
 Então continue lendo este artigo para saber!

 Lembrando que o conteúdo dessa publicação é meramente informativo.


AS MODALIDADES:

 Compreende-se por renda fixa, um investimento que acompanha a valorização de taxas que rendem, com o decorrer do tempo e que apresentam, em sua maioria, resultados positivos, sendo em via de regra, sem grandes oscilações. Já a renda variável, consiste-se em investimentos em ativos que tem uma oscilação de preços, conforme as tendências de mercado se apresentam, podendo mudar de preços e até mesmo de tendência, em prazos curtos ou longos, sendo portanto, uma modalidade considerada mais arriscada.

 Mas quais seriam as especificidades de cada uma? Vejamos a seguir!

 
Créditos da imagem: NikolayFrolochkin - por Pixabay

AS RENDAS FIXAS:

 Podemos elencar como renda fixa, títulos públicos que rendem acima da inflação, fundos de investimentos atrelados a taxa básica de juros, CDBs, entre outros investimentos que seguem a taxa básica de juros ou algum outro indexador que não possuem grandes oscilações e que não gerem, em tese, prejuízos ao investidor.

 Poupança não seria considerada um investimento em renda fixa, pois na maioria das vezes, perde para a inflação, podendo ser portanto, considerada uma modalidade de alocação de capital para reserva de emergência, pois na poupança o dinheiro está disponível com mais imediatismo, caso se necessite.

 Portanto, aplicações que acompanhem a taxa básica de juros por exemplo, seriam consideradas renda fixa, embora não estejam livre de riscos, podendo até mesmo serem confiscadas pelo governo, em casos de graves crises econômicas, como ocorreu por exemplo, com as contas correntes e as poupanças, no início dos anos 90 no Brasil. Obviamente esse seria um cenário excepcional, porém, mesmo sendo improvável, não é impossível de ocorrer em casos de graves crises econômicas.

AS RENDAS VARIÁVES:

 Os chamados investimentos em renda variável são, em síntese, aplicações de capital em ativos que possuem seus preços negociados, através da volatilidade do mercado, podendo ser ações, opções, dólar, euro, ouro, derivativos, entre outros. Pode-se ganhar ou perder dinheiro em aplicações de renda variável, devendo-se ter portanto, muita prudência e conhecimento, tanto dos ativos a serem possivelmente aplicados, quanto dos riscos sobre o investimento, para que possa-se assim, em casos de prejuízos, tentar mitigar perdas.

 Existem vertentes de investimentos nas rendas variáveis, podendo ser de curto, médio ou longo prazo. No mercado de ações, existem algumas operações que possuem nomes e especificidades diferentes, sendo as mais conhecidas:

 Day trade: compra e venda de ações no mesmo dia, visando ter lucro na diferença do preço de compra, em relação ao de venda. É possível também realizar day trade com a venda de alguma ação que a pessoa já possua, acreditando numa queda e, se o investidor vender as ações antes e se a queda no preço ocorrer, e o investidor comprar por um preço mais barato do que vendeu no final do dia, terá o lucro dessa diferença.

 Swing trade: consiste-se basicamente na mesma lógica do day trade, só que a operação não é realizada no mesmo dia, por exemplo: compra-se uma ação em um dia e vende-se no dia seguinte, na semana seguinte ou no mês seguinte. Isso é chamado de swing trade, sendo que a diferença entre o preço de compra e venda, determinará o lucro ou o prejuízo da operação, somado as taxas envolvidas em operações no mercado, como corretagens, por exemplo.

 E a conhecida Buy and Hold: que consiste-se em comprar ações de empresas que possuem bons balanços anuais, dão lucros consistentes e os distribuem aos acionistas. Balanços são os resultados financeiros auditados que as empresas de capital aberto entregam para a Bolsa de Valores, para que o mercado como um todo, possa conferir os lucros ou prejuízos que ela teve, se a dívida está equilibrada, se o patrimônio aumentou ou não, etc.
 Um investidor dessa vertente geralmente não vende suas ações pelas oscilações de preços, visando vender somente se a empresa começar a demonstrar prejuízos recorrentes, governança ruim, gestão que tenha piorado, ou tenha ficado ruim para os acionistas minoritários, por qualquer outro motivo. São portanto, investidores que compram ações de empresas que consideram boas, visando serem sócios acionistas dessas empresas.

 Lembrando que todas as aplicações possuem seus riscos, seja da própria empresa, ou da economia como um todo e tudo isso deve ser avaliado. Para saber mais sobre quais seriam os melhores para o seu perfil, procure um profissional especializado em uma corretora de investimentos, para lhe auxiliar nessa questão.

 E sobre investimentos, é importante ser considerada a incidência de impostos no resgate ou no vencimento, além de eventuais taxas. Mesmo algumas modalidades sendo isentas de imposto, o auxílio de um profissional é imprescindível. Relembrando que este artigo não recomenda quaisquer investimentos aqui relatados, sendo somente um artigo informativo!

CONCLUSÃO:

 Renda fixa e renda variável são modalidades diferentes, sendo que a renda fixa tende a render conforme a taxa básica de juros ou algum outro indexador que não possua grandes oscilações, visando proteger, em tese, o investidor de prejuízos.

 Já na renda variável, existe uma quantidade maior de risco, tanto dos ativos que se investe, como um possível risco sistêmico, que seria em casos de crises financeiras mundiais, por exemplo.

 Porém, a renda variável pode retornar ganhos maiores para quem investe, assim como grandes prejuízos, pois os preços dos ativos variam através de negociações no mercado e as tendências podem mudar rapidamente, gerando grandes lucros ou grandes prejuízos, por isso é necessário muito conhecimento e cautela nessa modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!