segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Resumo do livro: Pai rico, Pai pobre

 Um dos livros best-seller de maior prestígio no meio financeiro, Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter, é um dos livros que muitos economistas indicam para quem deseja aprender mais sobre finanças pessoais.

 O livro descreve uma parte da vida de seu autor, Robert Kiyosaki, que compara o estilo de vida de seu pai biológico e do pai de seu melhor amigo de infância, que considerava um pai, o Pai Rico.

 
Créditos da imagem: Nattanan Kanchanaprat - por Pixabay

 Confira abaixo alguns dos ensinamentos que esse livro passa!

 Frisando que este é somente um artigo informativo. Sempre procure um profissional especializado para lhe auxiliar!

AS LICÕES:

 Baseado no que o autor Robert Kiyosaki observou, ele pôde aprender as diferenças entre a prosperidade e a falta dela - e ensinar, no livro, alguns pontos que serão elencados abaixo.

- Aprender o que é um ativo: Ativo em finanças, é um instrumento financeiro que traz dinheiro para seu proprietário, podendo ser desde a participação em uma empresa, através de ações, ter um imóvel e disponibilizá-lo para aluguel ( gerando renda ), royalties de um livro ou outra obra, entre outros.

- Aprender o que é um passivo: Passivo em finanças é uma obrigação de pagamento. Despesas são passivos, contas de luz, água, telefone, seguro do carro, impostos do imóvel, entre outros.

- Focar em adquirir ou criar ativos, formando uma carteira e uma coluna de ativos sólida, além de diminuir os passivos, dentro da razoabilidade.

- Entender o que é a 'corrida dos ratos', expressão que ele usou para identificar o sistema, que mantém a rotina das pessoas focadas em trabalhar e viver somente para pagar contas, enquanto recebe um salário módico, como único rendimento e enriquece outras pessoas, como os donos das empresas e seus sócios, por exemplo. Corrida dos ratos, portanto, faz alusão a uma pessoa presa numa corrida infindável, como os ratos quando têm que correr enclausurados.

- Sair da corrida dos ratos, buscando diminuir sua coluna de passivos, enquanto aumenta a coluna de ativos, até um momento em que a renda proporcionada por esses ativos seja muito maior que a dos ativos e possibilite o proprietário ter tranquilidade financeira.

- Fazer tudo de forma simplificada e objetiva, sem gerar grandes situações de estresse, burocracia e perdas de tempo desnecessária.

- Aprender que existem ganhos e perdas e saber lidar com ambas.

- E utilizar sua inteligência financeira para fazer mais dinheiro, trabalhando com o objetivo de gerar resultados eficientes, reaplicando a renda que ganhar, na medida do possível, na coluna de ativos e assim, ganhar escalabilidade, até atingir o patamar da independência financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!