domingo, 13 de setembro de 2020

Por que os meses possuem esses nomes?

  Os meses do ano possuem nomes diferentes e cada um com sua própria referência.

 Porém, você sabe por que o nome de cada mês foi escolhido? Então confira isso e outras curiosidades!

OS MESES:

 Foram batizados em homenagem a deuses romanos.

 
Créditos da imagem: Cari R. - por Pixabay

 JANEIRO: Vem de Jano, a figura que possuiria duas faces, sendo um tipo de "porteiro celestial". Significaria também "porta", sendo batizado nesse mês, pois denotaria o início do ano.

 FEVEREIRO: Vem do latim "februmm", que significaria: purificar. Um ritual romano de purificação de nome februa ocorria no 15º dia desse mês.

 MARÇO: Vem de Marte, o deus romano da guerra.

 ABRIL: Com duas versões conhecidas sobre a origem do nome desse mês, abril viria de "aperire", que significaria abrir em latim, fazendo referência ao começo da primavera. Outra hipótese é de que o nome do mês seria proveniente de uma comemoração considerada sagrada pelos romanos, chamada "aprilis", feita em homenagem a Vênus.

 MAIO: Vem de homenagem para deusas romanas da primavera, Maia e Flora.

 JUNHO: Vem de uma referência a deusa romana Juno, deusa que seria protetora da família e dos partos.

 JULHO: O mês recebeu este nome em homenagem a Júlio César. Até então, o mês se chamava 'quintilis' e era o quinto mês do ano, pelo primeiro calendário romano e Júlio César mudou o nome desse mês em sua própria homenagem. Ele também nasceu neste mês.

 AGOSTO: Não querendo ficar atrás de Júlio César em nada, César Augusto alterou o nome do mês seguinte em homenagem a ele próprio e ainda acrescentou um dia nesse mês.

 SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO: E para os últimos meses do ano não fizeram uma referência culturalmente religiosa, sendo que esses meses foram batizados em alusão aos números que eles representavam em latim: setembro vem de 'septem' ou sete, em português, assim como outubro vem de 'octo' ( oito ), novembro vem de novem ( nove ) e dezembro vem de decem ( dez ). A origem desses quatro meses seria, portanto, numérica.

CURIOSIDADES:

 O general Júlio César e o imperador César Augusto foram os últimos a serem homenageados no calendário.

 O mês de março abria o ano no antigo calendário romano, no hemisfério norte, época em que marcava o início da primavera.

 Quem criou o ano bissexto foi Júlio César, que inseriu um dia a mais no mês de fevereiro, dando origem ao ano bissexto a cada dois anos.

 E com a inserção de um dia, realizada por César Augusto no mês de agosto, os anos bissextos passaram a ser contados corretamente a cada quatro anos e não mais a cada três anos, como ocorreu após a morte de Júlio César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Vamos lembrar que esse é um ambiente pautado no respeito e na sensatez. Comentários que ultrapassem esses limites, serão excluídos!