quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Por que o Exame Papanicolau tem esse nome?

  Muito conhecido e necessário para a prevenção de uma boa saúde feminina, o exame Papanicolau geralmente é indicado a partir dos 25 anos, para saber se elas possuem o Papilomavírus Humano, ou HPV, como é mais conhecido.

Créditos da imagem: padrinan - por Pixabay


 Esse vírus é o maior causador de câncer de colo de útero e o exame Papanicolau é o método mais eficaz de descobrir a presença desse vírus e cuidar da saúde, de forma preventiva - antes que se desenvolva para algo mais grave.

 O exame é amplamente conhecido na sociedade, mas o que muitas pessoas não sabem é o porquê dele receber esse nome. Afinal, o que o Papa tem a ver com isso? A resposta é simples: nada.

 Este nome foi dado em homenagem ao criador desse método, chamado Georgios Papanicolaou, um médico grego que tinha esse sobrenome, e tal sobrenome foi usado para identificar o exame, justamente em homenagem a ele.


Curiosidades:

 O exame Papanicolau pode servir para pesquisar outros tipos de cânceres, como o de pulmão, por exemplo. E de acordo com o INCA ( Instituto Nacional do Câncer ), esse exame deve ser feito anualmente, nas duas primeiras vezes e, após isso, uma vez a cada três anos.

 E será que existiu um Papa Nicolau? Por falta de um, existiram vários: começando pelo Papa Nicolau I, passando por Papa Nicolau II, Papa Nicolau III, Papa Nicolau IV, até chegar no Papa Nicolau V. E nenhum deles teve relação com a criação do famoso exame, que como já mencionado, foi criado pelo médico grego Georgios Papanicolaou e é desse médico que o nome do exame provém.