segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Privatização de empresas e Abertura de Mercado são positivas?

 Você já se perguntou o que é privatização de empresas e abertura de mercado? É o que veremos neste artigo!

 
Créditos da imagem: Clker-Free-Vector-Images - por Pixabay


Características:

As privatizações de empresas significam vender para a iniciativa privada, ou seja, aos empresários, empresas estatais, para que eles administrem-nas visando lucro e desenvolvimento daquela empresa. A abertura de mercado visa trazer mais empresas, estrangeiras e nacionais, para competir com as empresas já existentes.


Perspectivas:

 Quando uma empresa é estatal, quem responde financeiramente por ela em caso de prejuízo, é o povo, mas não é o povo que administra essa empresa e sim os políticos, pois eles nomeiam os diretores, presidentes e outras lideranças de altos cargos nessas empresas.

  Um governo pode estar administrando bem uma empresa estatal, mas nada impede de outro governo, com outras visões e propósitos, ser eleito e fazer a empresa ter prejuízo e se isso acontecer, quem certamente pagará a conta, será a população, através de aumento de impostos ou aumento de preços de produtos vendidos por essas empresas.

 E nesse aspecto é tão importante a abertura de mercado, aliado à privatizações, pois uma empresa que tem o monopólio do mercado, pode exigir quaisquer preços dos consumidores, porque não terá nenhuma empresa para concorrer os preços com ela, como ocorre atualmente com uma empresa petrolífera no país.

 Porém, se somente privatizar a empresa, sem abrir mercado, o problema continuará a ocorrer, pois via de regra, se a empresa ainda for a controladora do mercado, quem a possuir, não precisará ser competitivo, se o mercado não for aberto. Entretanto, se somente abrir mercado, sem privatizar as empresas, essas empresas poderão ter prejuízos, que o povo acabará pagando a conta, através de aumento de impostos. Logo, a privatização se faz importante, para que se a empresa der prejuízo e venha a quebrar, o povo não tenha que pagar a conta - e como terão concorrentes no mercado aberto, não chegará a afetar o consumo da população.

Alguns pontos importantes devem ser abordados sobre abertura de mercado:

 Algumas pessoas podem achar que se o mercado for aberto para várias outras grandes empresas, o pequeno empreendedor seria esmagado por essas concorrentes, não tendo chance alguma de fazer dinheiro, mas é exatamente o oposto. Em uma economia fechada, o pequeno empreendedor não pode ter lucro, pois não consegue atuar em diversos mercados, porque estes estão sendo controlados pelo governo ou por empresas de mercados ainda fechados.

 Ao se abrir o mercado e a economia no geral para empresas gerarem concorrências, quem ganha é o consumidor, pois com o acirramento de competitividade de preços e serviços, os mesmos tendem a ficar mais baratos e melhores. Entretanto, o consumidor não é o único que ganha nessa situação, pois o empreendedor pode atuar nos mercados de forma livre, e se ele for bom, tiver um produto diferenciado, um bom atendimento de seu público e um preço justo, pode acabar evoluindo muito e ter bons lucros com seus negócios.

 E até mesmo o governo acaba ganhando mais nessa situação, pois se as empresas estiverem tendo mais lucros, a arrecadação através de impostos aumenta, sem falar no aumento de trabalho empreendedor e também na empregabilidade da população, contribuem muito para o crescimento econômico. E tudo isso aumenta o número de investidores e consequentemente, os investimentos no país.


Conclusão:

 Privatizações de empresas são importantes para um país crescer economicamente, pois tais empresas não seriam mais de controle estatal e com isso, políticos não a controlariam, o povo não pagaria a conta de eventuais prejuízos e a sociedade teria mais empresas para oferecer os serviços, no momento em que a economia e os mercados fossem abertos, garantindo assim que os preços e as qualidades dos produtos e serviços estariam cada vez melhores, para que as empresas pudessem se manter no mercado e com o público consumindo.