sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O que é uma pirâmide financeira / esquema Ponzi?

  Já se perguntou o que seria uma pirâmide financeira, como funcionaria e como poderia identificá-las para não cair em uma?

Créditos da imagem: GermanLopezR - por Pixabay

 Atenção: o conteúdo dessa publicação é meramente informativo.

AS PIRÂMIDES FINANCEIRAS / ESQUEMAS PONZI:

 As pirâmides financeiras, também chamadas de esquemas Ponzi, são golpes financeiros que se consistem em uma estrutura de chamamento de novas pessoas, para aplicarem valores financeiros e buscarem novas pessoas para fazerem o mesmo. Entretanto, geralmente não possuem produtos e nem serviços ou possuem produtos / serviços fictícios, somente para registro, mas não se focam na venda e não ganham dinheiro com a venda direta desses produtos / serviços. E o esquema todo se sustenta enquanto tiverem novas pessoas aplicando nele, pois estas pagam as aplicações e os juros dos que entraram antes.

 Mas por que será que esse tipo de fraude ainda ocorre? Vejamos a seguir!

A LÓGICA:

 Primeiramente, devemos ressaltar que muitas pessoas que são vítimas desse tipo de golpe não são gananciosas, somente aplicaram mal os recursos que tinham, podendo ser por diversos fatores, como o negócio ter apresentado de uma forma que a pessoa foi convencida, ou até mesmo aplicou por confiar em um parente ou pessoa de confiança que lhe indicou.



Fonte da imagem: Pxhere

 Portanto, não devemos julgar. E em segundo lugar, devemos ter em mente que todos podemos ser vítimas desse tipo de fraude em qualquer momento da vida, mas o que pode evitar isso é sempre desconfiar de ganhos enormes, rápidos e de formas fáceis e se algum dia nos depararmos com isso, devemos buscar o máximo de informações possíveis nos órgãos responsáveis, como CVM por exemplo.

 Pirâmides financeiras ainda existem, pois muitas delas se aproveitam do status de se chamarem de Marketing de Rede ou Marketing Multinível ( essas duas áreas existem no marketing e são sérias, mas podem ser desvirtuadas para serem aplicadas em esquemas fraudulentos ).

Créditos da imagem: Clker-Free-Vector-Images - por Pixabay

 E devemos lembrar que existem empresas que trabalham com Marketing de Rede / Multinível / Relacionamento, de forma séria e correta, sendo que essas empresas possuem uma rede de pessoas, que ganham dinheiro vendendo diversos produtos / serviços, com foco na venda, tendo metas de vendas, relacionamento com os clientes, divulgando promoções de produtos / serviços, e muito mais - não se focando somente na entrada de novos afiliados.

 Já as pirâmides financeiras são esquemas fraudulentos, que só focam no recebimento de dinheiro através da entrada de novos afiliados, sem foco na venda de produtos / serviços, metas de venda, ganhos com as vendas, prospecção e relacionamento com os clientes, etc.

Fonte da imagem: Pxhere

 Somente possuem produtos para efeito de registro, mas não ganham dinheiro em cima da venda deles, ou até ganham, mas muito pouco e o foco dos ganhos nesses esquemas é somente o de novos afiliados, para pagarem as aplicações e juros dos mais antigos, tornando a prática totalmente insustentável no longo prazo, como será relatado em 'Curiosidades' neste artigo.

 E para podermos ter um indício sobre quais empresas seriam pirâmides financeiras, devemos fazer muitas pesquisas na internet, em órgãos oficiais, como a CVM, além de outros. Portanto, obter conhecimento e informação é o que possibilitaria uma pessoa identificar e escapar desse tipo de fraude. Também vale ressaltar que empresas sérias pagam todos os impostos concernentes ao seu negócio. E mesmo tomando essas precauções, uma pirâmide financeira pode não ser facilmente identificada, portanto, em assuntos envolvendo dinheiro, todo cuidado é pouco e a prudência é sempre necessária!

 Na dúvida, vale a pena entrar em contato com os órgãos oficiais, para buscar saber se uma empresa é autorizada para funcionamento em sua área ou não. Os órgãos oficiais variam, dependendo da área de atuação da empresa, mas um que é comum em regulação no geral, por se tratar de área financeira e de investimentos, é a CVM.


Créditos da imagem: mohamed hassan - por Pxhere

CURIOSIDADES:

 Esse tipo de golpe recebe esse nome de Pirâmide Financeira, pois tem uma estrutura organizacional de pirâmide, no qual precisam que novas pessoas entrem ( que seriam a base ), para pagarem os mais antigos ( os de cima da pirâmide ). É um golpe, uma enganação, pois é insustentável, porque se isso fosse aplicado em larga escala e sem parar, uma hora iria faltar gente no mundo para entrar nesse esquema, o que o faria, inequivocamente, ruir.

 Pirâmides financeiras também são chamadas de esquemas Ponzi, pois Charles Ponzi foi o inventor e grande aplicador desse tipo de golpe. Ele nasceu na Itália e se mudou para os EUA, onde aplicou um esquema de fraude estimada em 50 bilhões de dólares. E esse tipo de fraude ganhou esse nome por causa dele.


Fonte da imagem: Wikipedia.org

 Nos EUA o caso mais recente foi o de Bernard Madoff, com um esquema que durou mais de quatro décadas, que enganou até mesmo bancos renomados, que aplicaram em seu golpe e, quando foi revelado em 2008, perderam bilhões de dólares. Ele foi condenado a prisão perpétua por isso.


Fonte da imagem: Wikipedia.org

 No Brasil existem diversos casos de esquemas Ponzi, como o do Avestruz Master, em 1998; Fazendas Reunidas Boi Gordo, em 2004; Telexfree, em 2013, entre outros.

 Em Portugal, o caso mais famoso até o momento foi o Dona Branca, que deixou diversas vítimas nos anos 80.