segunda-feira, 23 de abril de 2018

Como identificar relógios falsificados?

 Tudo na vida exige cuidado e com as compras não pode ser diferente, especialmente com bens duráveis e que podem ter elevado valor de aquisição, ao depender da marca. Relógio é um desses tipos de bens e em alguns lugares estão sendo vendidos relógios falsificados, como se fossem originais.

 Por isso iremos ver agora alguns indícios que podem evidenciar algum tipo de possível falsificação.

  Abaixo está a imagem de um relógio de elevado valor financeiro e original:
 
Fonte da imagem: Wikipedia.org

 1º indício - O PREÇO:

 Um relógio de marca mais elevada, geralmente costuma ter um preço diferenciado, compatível com marcas de concorrentes do mercado e de ano de fabricação. Claro que nada impede de alguém estar precisando vender barato para vender logo, pois tem uma dívida urgente para quitar. Entretanto, nesse tipo de comércio em geral, as ofertas não chegam a ser costumeiras, pois os materiais com que são feitos os relógios, não chegam a sofrer grandes mudanças e de forma repentina ( estamos falando de aço, bateria, etc. ). Portanto, um grande desconto inexplicável para o preço de um produto desses, pode ser um sinal de alerta ao comprador, para tomar cuidado e investigar mais a empresa que está vendendo o relógio, para evitar cair em armadilhas.

 2º indício - OS MATERIAIS:

 Geralmente relógios falsificados são feitos com materiais de qualidade inferior, em relação aos originais, portanto, se ao pegar um relógio, você perceber que a qualidade dele é duvidosa, tenha em mente aquela frase: na dúvida, não compre ( ou pelo menos pesquise mais opções ). Um material muito áspero ( que não seja de característica do próprio relógio ou da marca ), que solta um pouco de tinta ou que chega a ser muito leve - no caso de relógios de aço - podem ser mais um indicativo de que se trata de um artigo possivelmente falsificado.

 3º indício - O PESO:

 Este é um indício no qual é necessário muito conhecimento sobre a marca e o modelo que se está a pesquisar, pois no mercado de falsificação, muitos modelos estão sendo copiados de forma muito próxima aos originais, dentre alguns aspectos, os pesos de relógios falsificados estão ficando cada vez mais próximos aos originais. Porém, caso você venha a segurar um relógio e notar que o mesmo está leve demais - mesmo se não for de aço e essa não seja a característica da marca ou do modelo do relógio - o ideal seria tomar cuidado ao pensar em adquiri-lo, pois pode tratar-se de produto falsificado.

 4º indício - O DESIGN E PONTEIROS DO RELÓGIO:

 Os aspectos reais de um relógio original são bastante marcantes, dentre eles devemos elencar alguns:

👉 Simetria, tanto dos ponteiros, quanto dos pontos das horas;
👉 Ponteiros firmes e bem desenhados;
👉 A luminosidade dos ponteiros no escuro ( se for muito baixa e isso não for característica da marca ou do modelo do relógio, desconfie );
👉 E por fim, o conjunto e desenho do relógio como um todo, geralmente réplicas de relógios de elevado valor, costumam ter um aspecto mais "rústico" ou "sem vida" em relação os modelos originais. Portanto, se essas não forem características dos relógios originais e o relógio físico estiver destoando das fotos do produto original, tome cuidado, pois pode tratar-se de um produto falsificado.

 5º indício - MOVIMENTOS E PRECISÃO:

 O último, mas não menos importante indício para saber se trata-se de um relógio possivelmente falsificado são os movimentos dos ponteiros que se encontram no relógio, pois se algum deles não funcionar ou estiver funcionando de forma irregular a que deveria ( dentre eles, o cronógrafo e outros que estiverem no mostrador ). E o calendário também deve estar em pleno funcionamento. Se tudo funcionar, mas não estiver preciso, tenha calma porque pode ser que a bateria esteja fraca e nesse caso é só trocá-la. Se mesmo depois de trocá-la o relógio continuar impreciso, o mesmo pode estar com defeito ou ser falsificado.


 CONSIDERAÇÕES:

 Bom, estes são apenas alguns INDÍCIOS e não significa que se alguém segui-los irá sempre se livrar de falsificadores, pois devemos ter em mente que muitos acabam se esmerando em suas profissões ( o que pode deixar o trabalho de diferenciar um produto falso de um original, muito difícil de se realizar ). E nem sempre relógios com essas características citadas acima podem representar um produto falso, pois deve-se levar em consideração uma série de fatores, como a marca, o modelo, a empresa que está vendendo e sua reputação, dentre outros fatores.
  Portanto, vale ressaltar que quem deseja adquirir um relógio de maior valor, procure sempre ir em lojas com referências positivas ( tanto para lojas físicas, como para lojas virtuais ) e também, seria bom a pessoa já ter uma familiaridade com relógios, antes de comprar, como primeiro relógio por exemplo, um de elevado valor, pois além de reduzir a probabilidade de adquirir um produto falsificado, a pessoa já irá saber como cuidar corretamente de um relógio, quando levar para manutenção, etc.

 Deixamos evidente que se a intenção do comprador for adquirir um produto que não seja original, cada um possui liberdade para fazer o que quiser, mas se a intenção for adquiri relógio de elevado valor financeiro, essas dicas podem ajudar. Lembrando sempre que experiência e familiaridade com os produtos são fundamentais.

 Boas compras a todos e se desejarem relatar alguma experiência, deixe nos comentários.😀